quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cerol na PIPA



O que é o poder? Você pode achar certo...eu posso achar errado, mas enquanto discutimos sobre isso alguem pode mais. Esse mais é aquilo que a própria sociedade se auto atribuiu quando definiu padrões globalmente difundindos como empresas públicas e privadas. Um governo aparenta estar no poder público, mas nota-se que não está. Compreensível entender a necessidade da empresa privada forçar o poder público a nortear o governo, mas a questão é, por quais caminhos ?

Essa suposta diferença [1] entre público e privado se diferencia nos vários cenários.Um deles é de que vem ocorrendo com pirataria no mundo da Internet. Isso me faz pensar no seguinte.

Uma empresa privada faz um filme, paga seus protagonistas e coadjuvantes, os produtos usados e alugados. Para assistir você deve ajustar no custeio dos gastos. Até aqui vejo justiça.

Entranto, o cenário atual faz com que duas atitudes sejam feitas ou em paralelo ou em série. Estas seriam...

Você assiste o filme no cinema, mas depois de um mês quer vê-lo novamente. Você pode alugá-lo, pode comprá-lo, mas se você já pagou o cinema, vc de certa forma já não pagou para vê-lo? O preço não deveria ser somente do produto onde encontra-se a produção (CD, DVD) ?

E mesmo que você pague novamente para ver, alugando ou comprando, o tal filme. A empresa que produziu o filme vai repassar o lucro aos seus funcinários? Eu tenho quase certeza que não (vou verificar).

Além disto, as imagens (que não sejam de pessoas) do cenário, aquela linda e bela montanha, o jardim de uma cidade. Ele recebeu algum benefício? Se não recebeu, pq alguem deveria se beneficiar daquillo? Aqui vejo despropocionalidades e injustiças.

Nessa linha de raciocínio vejo que o sistema poderia adptar-se e se reequilibrar a evitar essas  bitributações.

Outra linha (paralalela ou em série) seria a sociedade (cidadão) pensar, não vou comprar nem alugar nada e nunca mais ver o filme, pois não quero pagar novamente por algo que já paguei. Com certezar essa é uma mudança de cultura mas que faria um grande estrago e mostraria a realidade aos "espertinhos".


[1] Fazer texto explicativo sobre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário